Engenharia e Laudos

Engenharia Elétrica

A engenharia elétrica desenvolve estratégias que tornam possíveis a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica nas residências, empresas e indústrias, sempre levando em conta questões de viabilidade, riscos e até custos.

Em uma perspectiva mais ampla, o engenheiro elétrico também coordena pesquisas em prol da eficiência energética, apostando em fontes mais limpas e renováveis para a utilização da energia. Também estão sob a responsabilidade desse profissional a supervisão de projetos de construção e ampliação, além de condições básicas de segurança de diferentes tipos de usinas.

A Automação Marcondes está preparada para atender serviços elétricos 24 horas por dia, trabalhando com alta e baixa tenção, cabines primárias, bombas de água, automação, telefonia e serviços emergenciais em geral.

Laudos Elétricos

Termo utilizado para designar o Laudo Técnico das Instalações Elétricas, o Laudo elétrico é um tipo de laudo pericial que trata de todos os aspectos técnicos envolvidos durante uma instalação elétrica.

O Laudo Elétrico é exigido no Brasil por diversas instâncias do poder público, além de certificadoras e companhias de seguro. Todas buscam atestar a conformidade das Instalações Elétricas em residências, comércios e indústrias.

O Ministério do Trabalho e Emprego geralmente exige o Laudo Elétrico através da norma regulamentadora NR-10. Além disso, o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura Municipal, as Certificadoras ISO 18000 e as Seguradoras também exigem o Laudo Elétrico.

O Engenheiro Eletricista emite o Laudo Elétrico com base nas inspeções e medições realizadas nas instalações elétricas, sempre levando em conta os requisitos estabelecidos pelas normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Entre as normas mais comuns, que devem ser objeto de confrontação, estão: NBR 5410, NBR 14039, NBR 600439, NBR 5413, NBR 5419, NBR 60079.

Um Laudo Elétrico só tem validade legal se for assinado pela Engenharia Eletricista no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e se houver o recolhimento de uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica junto ao CREA), conforme Decreto Federal n° 90.922/85.

O Laudo Elétrico deve conter e considerar os aspectos técnicos e jurídicos de proteção contra incêndios e segurança de trabalhadores e usuários de eletricidade. Vale lembrar que, por se tratar da segurança de pessoas, patrimônios e empresas, apenas profissionais com larga experiência devem emitir um Laudo Elétrico.

icon-24w

PRECISANDO DE ELETRICISTA 24 HORAS?

Serviços com garantia, segurança e qualidade.
Ligue Agora